PROJETO
MOMENTO DE LEITURA
LER É UM PRAZER
EEF CINCINATO FURTADO LEITE
6º AO 9º ANO
INTRODUÇÃO
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em
que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta.No constante desejo de4
decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo
sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que
vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa
forma, lendo – embora muitas vezes, não nos demos conta.
Nesse processamento de texto, tornam-se imprescindíveis também alguns
conhecimentos prévios do leitor: os lingüísticos, que correspondem ao
vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto
de noções e conceito sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo
pessoal do leitor. Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do
que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em
interação.Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo.
Quando citamos a necessidade de conhecimento prévio de mundo para a
compreensão da leitura, podemos inferir o caráter subjetivo que essa
atividade assume. Conforme afirma
Leonardo Boff, cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam.
Todo ponto de vista é a vista de um
ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são os seus olhos
e qual é a sua visão de mundo. Isto faça da leitura sempre uma releitura.[...]
Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor.
Desse modo, a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento
libertário para a sobrevivência do homem.
Há entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e
válida: o desejo do leitor. Como afirma Daniel Pannac, “ o verbo ler não
suporta o imperativo “. Quando transformada em obrigação, leitura se resume a
simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura,
pennac prescreve alguns direito do leitor, como o de escolher o que ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de
não ler. Respeitado esses direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar
e valorizar a leitura.Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura
passa a ser num imã que atrai, prende o leitor, numa relação de amor da qual
ele, por sua vez, não deseja.
JUSTIFICATIVA
Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio
os diferentes gêneros e compreenda a
leitura em seus diversos objetivos, proponho um trabalho de incentivo à
leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de textos,
especialmente, o literário.
À medida que a humanidade evolui,
os desafios tornam-se cada vez mais difíceis, e como não poderia deixar de ser,
essa evolução depende muito do desenvolvimento da educação, portanto devemos
buscar cada vez mais ferramentas capazes de nos colocar na vanguarda das
soluções, é por esse motivo que propomos as mais variadas formas de tornar
nossos alunos a lerem e
compreenderem as diversidades dos
gêneros textuais na relação ensino e
aprendizagem fazendo parte da sua vida contínua.
OBJETIVOS GERAIS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos;
*Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar textos e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideais e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler;
*Enriquecer o vocabulário;
*Desenvolver as habilidades lingüística: falar, escutar, ler e escrever;
*Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios;
*Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
*Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
*Compreender a intenção, de quem escreve, fazendo uma leitura crítica;
METODOLOGIA
Este projeto poderá ser realizado em qualquer área do conhecimento de forma sistematizada e contínua, ao longo do ano letivo, pois entendemos que desenvolver o gosto pela leitura, é um processo lento e deve ser trabalhado interativamente com as demais disciplinas curriculares como também a colaboração familiar e da direção da escola, centrado em um apoio cultural e educacional, vinculado com diversos ambientes interativos para que possa ampliar as estratégias de leituras, contribuindo assim, para a transformação da informação em grandes descobertas e conhecimentos e estimulando infinitamente seres pensantes.
Citamos algumas estratégias que contribuirá nesse projeto:
*Definição dos direitos e deveres do leitor;
*Criação e organização de uma biblioteca de sala;
*Leitura em grupo, em sala de aula de livros bimestralmente;
*Leitura dramatizada de capítulo de um livro ou de um texto;
*Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
*Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos;
*Propaganda da leitura(atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leituras aos colegas);
*Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas etc;
*Leitura de gêneros como: contos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, histórias em quadrinhos e outros;
*Visita a biblioteca pública;
*Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
*Empréstimo de livros da sala de leitura;
*Roda de leitura;
*Teatro de fantoches;
*Leitura dramatizada;
*Jornal falado;
*Leitura compartilhada (professor x aluno x aluno)
*Hora do conto , lenda , poesia,etc;(alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
*Semana do conto ou poesia etc;
*Jogos de leitura;
*Monitoramento da leitura bimestral;
*Divulgação dos principais momento do projeto no blog;
TEMAS
TRANSVERSAIS:
Pluralidade
cultural;
Cidadania;
Ética;
Consumo;
Sexualidade;
Saúde;
Meio Ambiente;
Cidadania;
Ética;
Consumo;
Sexualidade;
Saúde;
Meio Ambiente;
RECURSOS
Obras
literárias;
Internet;
Rádio;
Jornais;
Revistas;
DVD;
Textos didáticos
Datashow
Internet;
Rádio;
Jornais;
Revistas;
DVD;
Textos didáticos
Datashow
EMPREENDIMENTOS:
Criação
de murais;Formação de grupos de contadores de História;
Produção de resenhas e reconto de autorias dos alunos;
Criação de Fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário