terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto: Tabuada x Jogos


INTRODUÇÃO
          Hoje em dia a matemática se faz presente em todo lugar, e, existe uma dificuldade em fazer com que os alunos se interessem pela disciplina.Por isso buscamos um tema que atendesse a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Matemática e Educação Física e ao mesmo tempo, fosse atrativo para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Cincinato Furtado Leite, abordar conteúdos de forma lúdica, diferenciada e mais dinâmica com o auxílio de jogos, no desenvolvimento de competências,habilidades e estratégias essenciais, tais como :raciocínio lógico, integração, avaliação e valorização das suas possibilidades.Além disso possibilita desenvolver estratégias de trabalho em grupo, ajuda na análise de situações onde é necessário a cooperação entre os alunos.Saber respeitar as regras é outra importante capacidade adquirida através dos jogos.

JUSTIFICATIVA
          Esse projeto se justifica pelo o interesse da escola em desenvolver atividades pedagógicas e, principalmente, por percebermos a dificuldade de raciocínio e concentração dos alunos quanto a aprendizagem da tabuada.Como vimos os jogos em sala são importantes, diante disso é que optamos por trabalhar esse projeto que visa ocupar um horário nas aulas de Educação Física para permitir que a exploração do grande potencial dessa estratégia, dos processos de solução, registros e discussões sobre possíveis caminhos a seguir, já que a ESCOLA não tem espaço físico adequado para aprimorar as aulas de educação Física.
          Sentimos a necessidade de fazer algo diferente que os estimulassem nessa caminhada em busca do conhecimento.Além do que, eles terão  inúmeras atividades, jogos práticos e on-line que venha estabelecer relações com a vida das crianças contextualizando as idéias, e os conteúdos da tabuada.


OBJETIVO GERAL:
*Oferecer aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II quanto ao uso pedagógico de jogos e softwares de matemática, especificamente de tabuada e oportunizar o desenvolvimento de competências, habilidades e estratégias essenciais para a recepção, percepção, agilidade, abstração e concentração dos mesmos;

OBJETIVO ESPECÍFICOS
*Contribuir pedagogicamente para o estímulo e um maior envolvimento dos alunos com a interdisciplinaridade de Matemática e Educação Física;
*Utilizar diversos jogos e softwares para aprender a tabuada de modo divertido e produtivo, visando a memorização e a prática desportiva;
*Desenvolver nos alunos as habilidades de coordenação, agilidade, concentração e raciocínio matemático;
*Resolver os problemas do cotidiano através da tabuada usando os conhecimentos adquiridos;
AÇÕES
*Apresentação do projeto para os alunos;
*Exposição dos jogos trabalhados;
*Utilização dos computadores para realização de jogos on-line de tabuadas e desafios;
METOTOLOGIA
*Apresentação e realização da tabuada cantada;
*Competição com jogos(dados, dominó, memória, trilha,bingo, material dourado, jogo do nunca, jogo do menor número, banco imobiliário, etc;
*Desafios matemáticos interdisciplinar, Educação Física;
*software

RECURSOS
          Dados,dominó, material dourado ,ábaco, trilha, computador, jogos on-line, aparelho de som,tabuada, CD, data show,etc.

AVALIAÇÃO 
          Será a avaliado a participação, criatividade, habilidades, raciocínio lógico e estratégias e regras do trabalho em grupo mostrando os resultados esperados da aplicação do projeto.

PROJETO INTERDISCIPLINAR
DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO
DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TABUADA
X
JOGOS

E.E.F CINCINATO FURTADO LEITE
6º AO 9º ANO

8 comentários:

  1. Olá. É possível "compartilhar" as atividades desenvolvidas no Projeto?

    Na escola em que trabalho estamos iniciando um Projeto semelhante e gostaria de ter novas possibilidades.

    Desde já agradeço e aguardo!

    ResponderExcluir
  2. Se possível envia pra mim tbm
    email: jorleandroreis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria também de receber as atividades desenvolvidas nesse projeto.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  4. Gostei de projeto. Se possível gostaria de receber as atividades para me inspirar, pois também trabalho com esta ação. Email: frafecosta2012@gmail.com
    Obrigdo

    ResponderExcluir
  5. Olá! Parabéns pela ideia! Se possível, também gostaria de receber as atividades do projeto!! Meu e-mail é: anapnaicmatematica@gmail.com

    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Boa tarde tudo bem? Se possível gostaria de receber as atividades desse brilhante projeto!!! zairaluiza@hotmail.com

    Obrigado!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Se possível gostaria de receber as atividades desse rilhantissino projeto. Tonyfabianemenesessantos@gmail.com
    Att, Tony Fabiane

    ResponderExcluir